sábado, 20 dezembro, 2025

Top 5 da semana

notícias relacionadas

Ibovespa fecha 15ª alta seguida com inflação em queda

Podcast sobre a materia – ouca no Spotify

Ibovespa fecha 15ª alta consecutiva impulsionado por dados econômicos

O principal índice da bolsa brasileira, o Ibovespa, fechou a sexta-feira (14) aos 157.739 pontos, registrando sua 15ª alta seguida, maior sequência desde 1994. O índice acumulou um ganho de 2,39% na semana, refletindo otimismo dos investidores com a desaceleração da inflação e expectativas de corte na taxa básica de juros, a Selic.

Inflação desacelera e reforça expectativa de queda dos juros

Em outubro, a inflação oficial (IPCA) desacelerou para 0,09%, o menor patamar para o mês desde 1998, acumulando alta de 4,68% nos últimos 12 meses, conforme dados divulgados pelo IBGE. Esse cenário mais benigno da inflação reforçou a percepção de que o Banco Central poderá iniciar cortes na Selic, atualmente em 15%, em breve, após período prolongado de manutenção do juro elevado para conter preços.

Impactos na economia e no mercado financeiro

O bom desempenho do Ibovespa também foi sustentado pela queda do dólar, que fechou a R$ 5,30, aumentando o apetite por ativos locais. Além disso, houve redução da taxa de desemprego em dois estados brasileiros no terceiro trimestre, segundo o IBGE, o que contribui para o otimismo econômico.

No entanto, o Ministério da Fazenda revisou para baixo a expectativa de crescimento do PIB em 2025, de 2,3% para uma expansão mais modesta, com inflação ainda acima do teto da meta, que é de 4,5%. Isso mostra que, apesar dos avanços, a economia brasileira ainda enfrenta desafios, especialmente para controlar os preços e estimular o crescimento sustentável.

Perspectivas para o mercado

Analistas indicam que, com a possível redução da Selic e a estabilidade da inflação, o mercado de ações pode continuar apresentando bons resultados nos próximos meses. A expectativa é que o índice da bolsa brasileira se mantenha em patamares elevados, atraindo investidores nacionais e estrangeiros diante do cenário externo favorável e das políticas monetárias em evolução.

Photo by ELISA KERSCHBAUMER on Unsplash

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

notícias populares