domingo, 21 dezembro, 2025

Top 5 da semana

notícias relacionadas

Dólar sobe e governo amplia crédito para empresas

Podcast sobre a materia – ouca no Spotify

Mercado fecha com dólar em alta e foco em negociações com EUA

O dólar fechou em alta de 0,10% nesta quinta-feira (13), cotado a R$ 5,2975, enquanto o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, operava em queda na última hora do pregão. O cenário internacional voltou ao foco dos investidores após o fim da paralisação do governo americano e diante das novas movimentações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos.

Negociações comerciais em Niágara

O chanceler brasileiro Mauro Vieira reuniu-se com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Niagara Falls, à margem da reunião do G7. O encontro serviu para discutir o progresso das negociações tarifárias entre os dois países. O Brasil encaminhou uma proposta de negociação aos Estados Unidos no dia 4 de novembro, após reunião virtual entre as equipes técnicas dos dois países.

Governo expande Plano Brasil Soberano

Em resposta aos impactos das tarifas americanas, o governo ampliou o acesso ao Plano Brasil Soberano. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, nesta quinta-feira (13), mudanças nos financiamentos emergenciais que somam R$ 30 bilhões, operados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Critérios mais flexíveis

As novas regras ampliam o acesso ao crédito e incluem fornecedores das empresas exportadoras entre os beneficiários. O critério de faturamento foi ampliado, com impacto mínimo de 1% do faturamento bruto para elegibilidade. Até o início de novembro, o plano havia resultado em 571 operações de crédito, beneficiando 126 grandes empresas e 391 médias.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, afirmou que o governo atua em duas frentes: negociação diplomática e apoio direto ao setor produtivo.

Comércio varejista com sinais mistos

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (13) mostrou desempenho variado do varejo brasileiro em setembro. Regionalmente, 15 das 27 unidades da federação registraram queda, com destaque para Maranhão (-2,2%) e Roraima (-2,0%). Entre as altas, Tocantins (3,2%) e Amapá (2,9%) lideraram.

Photo by John McArthur on Unsplash

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

notícias populares