Podcast sobre a materia – ouca no Spotify
Empresas enfrentam prazo apertado para se adaptar à reforma tributária
A menos de três meses da entrada em vigor das primeiras obrigações práticas da reforma tributária, um cenário preocupante emerge no Brasil: 72% das empresas de médio e grande porte ainda não estão preparadas para adaptar seus processos internos às novas regras de recolhimento e declaração de tributos sobre consumo. A primeira fase da transição começa em 1º de janeiro de 2025.
O desafio das novas regras
Uma pesquisa da empresa de tecnologia V360, que ouviu 355 companhias dos setores de varejo, indústria, construção civil, agronegócio e tecnologia, revela que as principais dificuldades estão concentradas no recebimento e conferência de notas fiscais. O desafio? Essas notas passarão a ter cerca de 200 novos campos para adequação aos novos tributos.
A maioria das empresas consultadas está sediada na Região Sudeste (68,2%), região que concentra o maior volume de operações comerciais do país e, portanto, enfrentará o impacto mais direto.
Risco de paralisia operacional
O relatório aponta um gargalo crítico: a maior parte das companhias está concentrando esforços na emissão das novas notas fiscais, mas negligencia o processo de ingresso fiscal — ou seja, a forma como recebem sua nota fiscal, conferem e pagam fornecedores. Segundo o estudo, esse será um dos pontos mais impactados pela reforma.
As consequências podem ser severas. Empresas que não realizarem a transição até o prazo previsto podem enfrentar bloqueios de faturamento e dificuldades para pagar fornecedores, afetando diretamente o fluxo de caixa e a continuidade das operações. Como alertou a V360: se a empresa não conseguir emitir e liquidar notas, ela pode simplesmente parar.
Corrida contra o relógio
Para evitar esse cenário de paralisia, as empresas precisam acelerar a adaptação aos sistemas de emissão e ingresso de notas fiscais, cujo processo será totalmente eletrônico. O tempo é escasso, e a janela para implementação técnica e treinamento de equipes está se fechando rapidamente.
Photo by Brett Jordan on Unsplash






